'southwest basecamp' registo

O 'SouthWest BaseCamp' foi criado com o intuito de incluir aventureiros e bikepackers que preferem experiências de aventura mais tranquilas e em distâncias mais curtas. Realizar-se-á no fim de semana prolongado de 29 Abril a 1 de Maio. A rota - com aproximadamente 285KM e 7.000M de acumulado - será circular e com partida/chegada na vila da Lousã. O percurso explorará as Aldeias de Xisto e as Aldeias Históricas do Sistema Central (Talasnal, Fajão, Santa Luzia, Sobral de São Miguel, Piodão, Loriga). 

Trata-se de uma experiência 0% competitiva e sem as regras habitualmente presentes nos eventos de bikepacking (será possível, por exemplo, prestar qualquer tipo de apoio a outros participantes). A idea é precisamente promover uma experiência de grupo (com um pace para dois dias e outro para três). A concentração e arranque da aventura será às 9:00 de sábado 29 de Abril.

O número de vagas está limitado aos 20 participantes, com o intuito de se procurar o equilibro no território em termos turísticos e ambientais, assim como para assegurar uma experiência mais intimista e pacata. O/as aventureiro/as terão a liberdade de escolher o seu ritmo, isto é se preferem percorrer a rota a solo ou em grupo. Promoveremos a formação de um grupo com espirito de camaradagem que planeie percorrer a rota em três dias, com pontos pré combinados para a pernoita/alojamento (de baixo custo): 


Dia 0 | Sexta 28 Abril | Lousã 
Não há qualquer compromisso em se chegar à Lousã neste dia. Jantar com os presentes.
(sugestão de alojamento: Pousada da Juventude)
Dia 1 | Sábado 29 Abril | Lousã - Santa Luzia (112KM) 
Alternativa 'Lousã - Fajão' com uma distância de 97 quilómetros.
(sugestão de alojamento: Residencial 'As Beiras')
Dia 2 | Domingo 30 Abril | Santa Luzia - Loriga (67KM) 
Jornada com cerca de 82 quilómetros caso o arranque se faça a partir do Fajão.
(sugestão de alojamento: Hostel 'Feel Nature')
Dia 3 | Segunda 01 Maio | Loriga - Lousã (100KM)
Inclui a espetacular subida Vide - Piodão, mas a restante altimetria da jornada é generosa.


A fee de participação é de 80€ e inclui sistema live track GPS por telemóvel via WHIP (para fins exclusivos de segurança), Guia de Aventura e Viagem 'SouthWest BaseCamp - Montanhas do Sistema Central' (inclui gpx), seguro de acidentes pessoais (não inclui responsabilidade civil) e apoio logístico em caso de desistência no percurso. Se necessário, também será facultado um espaço para guarda de pertences na Lousã que não sejam necessários na tua jornada. Os participantes inscritos no 'Heading SouthWest' 2023 e 'At Last Lost' têm um desconto de 25€, como forma de reconhecimento pelo compromisso com a organização e com o intuito de se promover uma preparação ajustada para estes eventos. Os participantes no 'SouthWest BaseCamp' que se venham a registar num destes dois eventos, beneficiarão, à posteriori, de um desconto no mesmo valor (aplicado em um destes dois eventos).

Até breve, na Lousã!

Dúvidas e questões: [email protected]






















Cart