N230 | do litoral às montanhas

A Estrada Nacional 230 (N230) é um dos segredos velocipédicos mais fascinantes de Portugal. Permite a deslocação entre Aveiro e a Covilhã ao longo de mais de 200 quilómetros, desde as terras baixas beirãs às Serras icónicas do Centro de Portugal: o Caramulo, o Açor e a Estrela. O ganho de elevação atinge, ao todo, os 3.500 metros de acumulado. Com o decorrer dos quilómetros e a aproximação ao Vale do Alva o nível de isolamento vai aumentando e o tráfego automóvel reduzindo.

Ryan Le Garrec percorreu a N230 sob condições meteorológicas, adversas, marcadas pela chuva e o frio. O que inicialmente se perspetivava como um adiamento do desafio, acabou por se tornar numa conquista que desafiou os limites físicos e psicológicos. O esforço, as paisagens, os altos e os baixos ficaram registados no seu video.

Inserida numa jornada épica pela Serra da Estrela, Luís Medeiros tem o melhor registo em modo self-supported: percorreu os 210 quilómetros da rota em 8 horas e 23 minutos. Acrescentam-se o registos de Kika Castro (9h58m), David Cruz (11h00m) e de Joel Oliveira (12h35m).

photos (1) (2) (3) by Kika Castro