N222 | AO LONGO DO VALE DO DOURO

A Estrada Nacional 222 (N222) proporciona, desde Vila Nova de Gaia ao quilómetro 222 em Almendra (concelho de Vila Nova de Foz Côa), uma viagem ao longo do deslumbrante Alto Douro Vinhateiro - Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O ganho de elevação supera, ao todo, os 4.000 metros de acumulado. Num contexto de crescente popularidade turística, percorrer a rota N222 de bicicleta é uma experiência peculiar em que o contacto com a envolvente é potenciado ao máximo.

Ryan Le Garrec seguiu pela N222 - em sentido oposto ao da corrente das águas do Douro - para alcançar o interior do país e para sequentemente abordar a maior cadeia montanhosa de Portugal Continental. O esforço, as paisagens, os altos e os baixos ficaram registados no seu teaser. 

Inserida em outra jornada épica, Luís Medeiros percorreu - em modo self-supported (a solo/sem qualquer assistência) - os 226 quilómetros e mais de 4.000 metros de elevação da N222 em apenas 8 horas e 49 minutos. Após chegada ao último quilómetro em Almendra, retomou a N222 na direção oposta para regressar ao Porto pela outra margem.